Quarto infantil: 4 dicas para montar o cantinho perfeito

O quarto infantil é um espaço muito importante para o desenvolvimento das crianças. Por isso o lugar tem que ser organizado de um jeito que seja confortável e divertido para pequenos. Tem criança que adora se imaginar em uma caverna, ou pensar que dorme em um castelo com muitos vilões para derrotar.

O quarto infantil é o primeiro espaço grande o suficiente para abraçar a imaginação sem fim de uma criança. Então, nada melhor do que montar um quarto que garanta espaço e conforto para que ela possa fazer e ser o que quiser, não é?

Quer saber com fazer isso? A gente te ajuda!

Envolva o seu filho na tarefa de decorar o quarto infantil

É ele quem passará a maioria do tempo no quarto, então é justo participar da decoração do seu cantinho. Se já tiver idade suficiente para isso, deixe-o te guiar na escolha das cores e dos detalhes da decoração com aquilo que gosta.

Ele aproveitará melhor cada experiência quando estiver à vontade no quarto e se reconhecendo nele! Isso também criará um sentimento de pertencimento e responsabilidade no seu filho.

Se ele sentir desde o início que aquele é o cantinho dele, vai entender que é responsável por manter o espaço organizado.

Quarto infantil rosa com tema de fada.
Quarto infantil rosa com tema de fada.

Cada coisa no seu lugar

Ser criança é viajar por vários universos diferentes ao mesmo tempo, e todos eles precisam caber no quarto! Para que seu filho descanse e se divirta é legal ter um espaço para estudar, outro para brincar e outro para dormir. Ficará mais fácil se concentrar para os estudos se tiver uma mesa e uma cadeira confortável, sem brinquedos e distrações.

Se a casa tiver espaço sobrando, pode ser uma boa ideia ter um quarto infantil só para brincar. Mas dá para reservar um espacinho para brincadeiras no quarto da criança: um tapete no chão onde ele poderá espalhar seus brinquedos é uma boa opção.

Uma ideia bacana para estimular o gosto do seu filho pelos livros é ter um cantinho de leitura, com tapete, pufes, almofadas e uma mini biblioteca com as historinhas favoritas dele. Você também pode aproveitar para passar um tempinho com ele ali, lendo e contando histórias.

Nicho na parede para guardar livros e brinquedos.
Nicho na parede para guardar livros e brinquedos.

Mantenha a organização

Crianças amam ganhar presentes, né? Uma roupa nova da avó, um ursinho de pelúcia do tio, um jogo do amiguinho da escola, e quando vê, o quarto está cheio! Por isso é importante criar estratégias para manter a organização.

Prateleiras suspensas ou cestos pendurados na parede, são ótimos para quem quer economizar espaço. Dá para guardar os brinquedos, livros e outros acessórios sem perder a movimentação do quarto.

O que também não pode faltar são os roupeiros e cômodas, para deixar as roupinhas e calçados prontos para o uso.

Cantinho de brinquedos e brincadeiras.
Cantinho de brinquedos e brincadeiras.

Dê asas à imaginação

A infância é o momento da vida em que a criatividade está mais aflorada e quanto maior for o estímulo, melhor para a criança. Então é importante que o quarto infantil seja um espaço divertido e colorido para que seu filho possa criar nele o seu próprio mundo fantástico.

Quadros e almofadas dos personagens favoritos são uma ótima opção, mas mais legal ainda é decorar com desenhos que ele mesmo fez. Reserve uma parede só para isso, seu filho vai adorar ter o quarto com a cara dele.

Papéis de parede coloridos e desenhos no teto também podem ser um incentivo para seu filho pensar, criar e se desenvolver ainda mais.

Quarto infantil com decoração de mar/praia.
Quarto infantil com decoração de mar/praia.

Dicas específicas para cada faixa etária

Bebês (0 a 2 anos)

  • Os móveis devem ser baixos e com cantos arredondados.
  • O piso deve ser antiderrapante.
  • A iluminação deve ser suave e indireta.
  • Inclua um espaço para dormir, brincar e trocar fraldas.
  • Dicas para decoração de quarto de bebê.

Crianças pequenas (2 a 5 anos)

  • As cores podem ser mais vivas e vibrantes.
  • Os móveis podem ser mais altos e com cantos arredondados.
  • A iluminação deve ser mais forte e direta.
  • Inclua um espaço para dormir, brincar, estudar e guardar brinquedos.

Crianças maiores (5 a 12 anos)

  • As cores podem ser ainda mais vivas e vibrantes.
  • Os móveis podem ser mais altos e com cantos retos.
  • A iluminação deve ser mais forte e direta.
  • Inclua um espaço para dormir, brincar, estudar, guardar brinquedos e fazer atividades extracurriculares.

Gostou das dicas?

E aí, pronto para montar o cantinho do seu filho? Se estiver procurando móveis ou itens de decoração vem para o site da Amazon a aproveite as nossas ofertas.