Muitas pessoas são aficionadas por tênis branco, já que esse é um elemento que pode ser usado para criar diferentes looks.
Com um bom tênis branco, é possível elaborar um visual que seja mais desportivo, mais casual e, claro, ficar bem confortável para todas as ocasiões.
No entanto, um grande pesadelo para quem ama tênis branco é vê-lo ficar amarelado, algo que é bastante comum conforme os meses passam. Porém, mesmo que seja comum, é claro que prejudica o visual do calçado.
Por causa disso, é importante aprender mais sobre como tirar o amarelado do tênis branco e fazer com que o calçado volte a ficar como quando comprado.
Para ajudar nisso, elaboramos um artigo que explica mais sobre porque esse amarelado acontece e como ele pode ser eliminado!
Você verá nesse conteúdo:
O que faz com que o tênis fique amarelado?
A primeira coisa a entender é a razão pela qual o tênis branco pode ficar com a tonalidade amarela, mesmo que se cuide bastante dele.
A verdade é que, conforme esse calçado vai sendo usado, as sujeiras do ambiente (até a poluição) vão se grudando nele. Isso ocorre independentemente de qual material seja usado na sua fabricação.
Portanto, mesmo que esse tênis seja higienizado, ele ainda pode ficar com a aparência amarela, sendo preciso usar alguns compostos específicos para a sua limpeza.
É interessante salientar que esse amarelado vai acontecer de qualquer forma quando se tem tênis branco, não importando se ele é usado para trabalhar, para passear ou outras ocasiões.
Bicarbonato de sódio é o principal aliado para embranquecer os tênis
Para quem está sofrendo para tentar retirar o amarelado dos tênis, é importante dizer que o bicarbonato de sódio é indispensável.
Esse é um produto natural que não prejudica o material do calçado, não importando se é tecido, se é borracha ou se é couro.
No entanto, o bicarbonato é muito potente para a retirada de manchas, sendo usado também para limpar roupas. No caso dos tênis, o bicarbonato serve para a dissolução das manchas amareladas, além de branquear o calçado.
A seguir, alguns passos para que o tênis branco fique impecável de novo:
Diluir o bicarbonato
Para que ele possa ser usado nos tênis, é importante que o bicarbonato seja diluído em água e misturado com sabão líquido, preferencialmente que seja neutro.
É importante que essa mistura não fique líquida demais: o ideal é que se consiga a textura de pasta, que tem de ser colocada sobre toda a extensão do tênis.
Deve-se ficar atento para que toda a área amarelada receba a pasta de bicarbonato. Assim, o calçado vai clarear uniformemente, ficando mais parecido com quando ele era novo.
Deixar agir
Assim que a pasta de bicarbonato é colocada no tênis, recomenda-se esperar 10 minutos enquanto o composto age. Nesse período, o bicarbonato vai quebrar as moléculas de sujeira que fazem com que os tênis fiquem amarelos.
Lavar com sabão
Depois de 10 minutos, é a hora de lavar os tênis usando sabão neutro. É indicado colocar bastante sabão em toda a extensão dos tênis, inclusive na área emborrachada.
Se possível, vale a pena usar uma escova de limpeza, que vai ajudar a retirar o restante da sujeira do calçado.
Espere secar sozinho
É importante que os tênis sequem de maneira natural, recomendando-se que eles fiquem em um espaço totalmente arejado.
Outras formas de se tirar o amarelado do tênis
Ainda que o bicarbonato de sódio seja muito recomendado para acabar com o amarelado do tênis, ele não é o único método. Felizmente, quem quiser deixar seus tênis brancos tem outras opções e aqui estão algumas delas:
1. Sal grosso
Nem todo mundo sabe, mas o sal grosso é um ótimo recurso para se tirar o amarelado do calçado. No entanto, ele também precisa ser transformado em uma pasta, assim como o bicarbonato de sódio.
Para tanto, é preciso colocar um pouco do sal grosso em um recipiente com água, podendo ser fria mesmo. Assim que a pasta ficar pronta, basta colocar em cima das áreas com manchas amareladas.
É preciso que o sal grosso fique mais tempo agindo sobre os tênis: 60 minutos ou até mais. Depois desse período, basta fazer a limpeza com sabão neutro comum.
2. Água oxigenada
A água oxigenada é um composto conhecido por clarear grande parte das coisas que toca, sendo por isso que ele é usado para descolorir os cabelos.
Sendo assim, uma boa forma de acabar com o amarelado é aplicar a água oxigenada no calçado. Porém, é preciso lembrar de juntar um pouco de água e um punhado de bicarbonato, fazendo um tipo de pasta.
No caso da água oxigenada, é interessante que a pasta seja colocada no calçado com a ajuda de uma escova, podendo ser a escova de dentes mesmo. Vale a pena esfregar um pouco e esperar 10 minutos para que a substância clareie o calçado.
Com relação à quantidade de volumes, recomenda-se uma água oxigenada de 20 volumes máximos para não haver danos aos tênis.
3. Com sabão de roupa
Existem vários sabões de roupa que são especiais para a retirada de manchas. Por isso, uma boa forma de clarear os tênis amarelados é juntar uma medida de sabão, uma medida de água e outra medida de detergente.
Para clarear o calçado, é importante que as medidas fiquem iguais e que se deixe a mistura por 30 minutos. O passo seguinte é fazer uma lavagem com sabão de roupa e esperar que ele seque.
4. Vinagre
O vinagre é mais um recurso muito interessante para que se possa tirar o amarelado dos tênis. Aliás, o vinagre também é bastante útil para que se tire as bactérias dos calçados, o que é ótimo para que os seus usuários não tenham micoses e coisas semelhantes.
No caso de se usar o vinagre para acabar com o amarelado dos tênis brancos, é preciso juntar metade de uma xícara dele e bicarbonato de sódio, na medida de meia colher grande.
Não é preciso deixar os tênis de molho: basta usar um pano para aplicar a mistura e, para os cantos dos calçados, recomenda-se usar um cotonete.
5. Pasta de dente
A pasta de dente é um dos produtos mais comuns quando se trata de branquear alguma coisa. Afinal, a sua composição costuma ter elementos que são branqueadores, justamente para que os dentes fiquem mais alvos.
Dessa forma, é indicado que se use a pasta tanto na área de tecidos quanto na borracha, pois isso vai fazer com que o amarelado vá clareando.
Se possível, a pasta de dente deve ser esfregada com o uso de uma escova: pelo atrito, será ainda mais provável que se consiga tirar as sujeiras que causam o amarelado.
Cabe dizer que não importa qual seja a pasta de dente: mesmo que ela seja colorida, que tenha cristais, ela ainda pode ser usada para a limpeza dos tênis.
6. Alvejante
Não há dúvida de que muita gente usa alvejante quando quer deixar tecidos mais brancos, especialmente as roupas.
Entretanto, o que nem todos sabem é que também dá para usar alvejante para acabar com o amarelado dos tênis brancos.
Para isso, é preciso que esse alvejante seja de qualidade, sendo possível aplicá-la nos tecidos e nas borrachas. No entanto, o melhor é que se use um cotonete para que o alvejante seja colocado somente nas regiões com manchas mais sérias.
Destaca-se que não é recomendado ficar aplicando o alvejante constantemente nos tênis, pois ele pode causar o desgaste dos tecidos.
7. Saponáceo
Poucas pessoas imaginam que o saponáceo é um produto que ajuda a deixar os tênis mais brancos, mas ele pode sim ser usado
O diferencial do saponáceo é que ele é bastante cremoso e simples de ser aplicado. Além disso, ele consegue branquear muito toda a borracha e o pano que compõem os tênis, fazendo com que o amarelado que incomoda tanto se torne passado.
Para usar o saponáceo, é importante sempre que ele seja colocado em cima das áreas amareladas e que se use uma escova de dentes para esfregar ligeiramente.
É indispensável que o máximo de saponáceo seja retirado do calçado porque, se ele continuar na borracha ou tecido, pode deixá-los com odor desagradável ou até grudando.
Secar ao sol é o mais seguro
Quem lava os tênis brancos com a intenção de tirar o amarelado precisa se atentar à forma como ele secará. Usar máquina secadora, por exemplo, é desaconselhado porque danifica bastante o calçado.
Por isso, o mais seguro é que se deixe os tênis ao sol, destacando que o vento também é positivo para que o calçado seque.
Se for de couro, cuidado!
Os tênis de couro precisam de um cuidado a mais: o melhor para eles é usar unicamente panos macios e produtos neutros. Felizmente, o couro não fica amarelado com tanta facilidade.
Você já testou alguma outra forma de tirar o amarelado dos seus tênis? Teve um bom resultado? Não deixe de contar a sua dica usando os comentários abaixo!

Formada em Letras, redatora, professora e apaixonada por escrita e por tudo o que uma boa comunicação pode proporcionar ao mundo.