Especialmente no verão, o ar-condicionado é praticamente essencial para garantir o conforto e frescor dentro dos apartamentos. O problema é que, nem sempre, colocar o ar-condicionado na decoração e fazer com que tudo fique em harmonia pode se tornar um desafio.
Neste guia completo, vamos te mostrar que é possível integrar o ar-condicionado na decoração da sua casa sem abrir mão do conforto térmico nem do estilo. Vamos te dar dicas valiosas para diferentes tipos de ambientes e te mostrar que, com um pouquinho de planejamento, dá para deixar tudo lindo e fresquinho. Vamos lá?
Você verá nesse conteúdo:
Escolhendo o ar-condicionado mais indicado para você
Depois de se convencer sobre a necessidade de investir em um ar-condicionado, você deve começar pelo passo mais importante, que é pesquisar o modelo mais adequado para a sua necessidade e perfil de imóvel. Sabia que nem todo ar-condicionado é igualzinho? Existem diferentes tipos, e alguns deles podem ser mais fáceis de harmonizar com o seu estilo. Veja alguns dos mais populares e suas características:
Ar-condicionado Split
O split possui a evaporadora na parte interna do cômodo, e a condensadora é inserida na parte externa. Isso permite que ele tenha um design mais discreto e gere menos ruído, podendo ser alojado até mesmo em apartamentos compactos.
Cassete
Um dos preferidos na hora de embelezar qualquer ambiente, o split cassete é discreto e tem como vantagem a sua parte evaporadora, que pode ser colocada diretamente no forro, permitindo um melhor acabamento e maior alcance, já que o ar pode ser distribuído em todas as direções.
Inverter
Esse modelo, além de ser econômico, tem um design mais compacto e discreto do que os modelos convencionais. Fica a dica para quem tem um espaço reduzido e quer manter a harmonia visual.
Além de escolher o modelo preferido, você também deverá prestar atenção na potência do aparelho, avaliando a metragem do ambiente em que ele será situado e os BTU’s do ar-condicionado escolhido. Isso é muito importante para que o espaço seja aconchegante e visualmente agradável.
Integrando o ar-condicionado na decoração
Agora que você já conhece os tipos de ar-condicionado, vamos te dar várias dicas para integrá-lo perfeitamente na decoração do seu cantinho. Em geral, recomenda-se que os ares-condicionados sejam instalados nos locais que mais usamos durante o dia, como o quarto e a sala. Por isso, é muito importante integrá-lo ao restante dos elementos, para que tudo fique lindo e aconchegante.
Posicionamento estratégico
Parece óbvio, mas o posicionamento do aparelho faz toda a diferença. Evite instalar o ar-condicionado em cima de sofás, camas ou mesas. Isso atrapalha a circulação do ar fresco e pode ser desconfortável.
Embrulhando na decoração
Quem disse que não podemos incluir o ar-condicionado na decoração? Uma ideia bem legal é usar adesivos vinílicos decorativos para dar uma cara nova ao aparelho. Existem opções com estampas florais, geométricas, imitando tijolos ou madeira. Assim, o ar-condicionado sai de cena como um elemento destoante e entra como parte da composição visual.
Camuflagem com marcenaria
Para os apaixonados por móveis planejados, a marcenaria pode ser uma grande aliada. Uma forma de fazer isso é tornar o aparelho parte da decoração, mesclando com nichos ou prateleiras, por exemplo. Você pode tanto colocá-lo ao redor de uma prateleira já montada, ocupando um espaço ocioso, ou preparar um nicho especialmente para ele, mas sempre com muito cuidado para não obstruir a saída de ar do aparelho.
-> Confira nosso conteúdo sobre como decorar com nichos no apartamento!
O mesmo pode ser feito com a parte condensadora do aparelho, quando ele fica acomodado na sacada, por exemplo. Com bastante criatividade, você pode desenvolver um modelo de caixa que vai ajudar a camuflá-lo e, em alguns casos, ainda pode servir como uma charmosa mesa. É uma alternativa bastante funcional na hora de incluir o ar-condicionado na decoração.
Personalização com estilo
Quem tem habilidades manuais ou conhece alguém que tenha, pode soltar a criatividade na personalização. Dá para pintar o ar-condicionado com tinta spray própria para metal. Escolha uma cor que dialogue com a paleta cromática do ambiente e, assim, o aparelho se integra de forma sutil.
Gostou das dicas sobre como ter o ar-condicionado na decoração?
Viu como dá para ter um ambiente fresquinho e climatizado sem abrir mão de uma decoração bonita e harmoniosa? Basta escolher o modelo de ar-condicionado ideal para o seu ambiente, posicioná-lo estrategicamente, e usar a criatividade para integrá-lo ao estilo do seu lar.
Lembre-se que, além da estética, a manutenção regular do ar-condicionado é fundamental para garantir a sua vida útil e a qualidade do ar que você respira. Então, mãos à obra! Com essas dicas, você consegue passar pelo verão com muito conforto e com o seu lar ainda mais belo e decorado!
