Como higienizar frutas e legumes

Apesar de muitas pessoas aprenderem que é essencial que se consuma frutas e legumes, a verdade é que poucas estão informadas sobre a importância da sua higienização correta.

Por mais que pareça que basta deixar a água corrente cair sobre essas frutas e legumes para que elas estejam limpas, a verdade é bem diferente. Ignorar isso pode fazer com que as pessoas, inclusive, possam desenvolver doenças bastante graves.

Infelizmente, existem diversas orientações desencontradas quando o assunto é higienizar alimentos e faz toda a diferença aprender a forma ideal de fazer isso.

Se você costuma consumir frutas e legumes sem a devida higienização ou se quer saber se está fazendo a limpeza da forma correta, é só continuar a ler este artigo!

Por que é preciso higienizar as frutas e legumes?

Não falta quem olhe para uma maçã ou para uma cenoura, por exemplo, e ache que eles estão limpos apenas porque não têm terra ou qualquer impureza aparente.

No entanto, a verdade é que existem diversos micro-organismos que podem estar nesses alimentos e que, certamente, não são vistos por quem os está manipulando.

Tratam-se de vírus, de parasitas e de bactérias que podem se instalar no organismo humano e causar diversos tipos de doenças, inclusive com potencial para serem sérias, como a infecção intestinal.

Basta pensar em como todas essas frutas e legumes ficam expostas nas plantações, sendo possível que qualquer vírus, protozoário ou bactéria acabe se instalando ali.

Vale sempre recordar que os supermercados não fazem uma higienização dos alimentos que mesmo os produtores fazem uma limpeza superficial. Tudo isso não faz com que o consumidor esteja liberado de limpar esses alimentos.

Opções para a higienização de frutas e legumes

Existem alguns métodos que as pessoas podem usar quando querem limpar profundamente esses alimentos, como:

1. Hipoclorito de sódio

Conhecido nas casas como a água sanitária, essa é a substância mais recomendada pelos infectologistas para que se elimine os micro-organismos dos alimentos.

No entanto, é preciso fazer uma diluição desse hipoclorito, devendo-se usar um litro de água e 20 ml desse produto. Normalmente, isso corresponde a duas colheres de sopa.

Após fazer a diluição, é só deixar os alimentos, com casca, de molho nessa mistura por 20 minutos. Antes de todo esse processo, porém, é indicado que se passe a fruta ou o legume na água corrente para que as primeiras impurezas sejam retiradas.

Uma vez que esses alimentos ficaram no hipoclorito de sódio, é preciso que essa substância seja completamente enxaguada. Afinal, a água sanitária é bastante tóxica, mesmo diluída.

2. Bicarbonato de sódio

Para quem não gosta tanto de hipoclorito de sódio e prefere uma coisa mais natural, a sugestão que se tem é o bicarbonato de sódio.

Aliás, ele é amplamente usado na limpeza da casa e de roupas, tendo potencial para retirar manchas e para acabar com a gordura.

Contudo, quando se fala em higienização de frutas e legumes, é preciso deixar bem claro que essa não é uma forma tão eficaz de limpeza. Realmente, ela retira alguns micro-organismos, mas não todos.

De qualquer forma, é bem fácil limpar as frutas e legumes com o bicarbonato, bastando que esses alimentos sejam lavados apenas com água e, depois, que se esfregue o pó do bicarbonato em cada um.

Depois desse processo, será preciso que o alimento seja enxaguado e, para uma limpeza maior, pode-se aplicar o bicarbonato novamente.

3. Detergente

Nem todo mundo imagina, mas dá para fazer a limpeza dos legumes e das frutas usando detergente, aquele que se usa na lavagem de louça mesmo.

É necessário usar uma esponja limpa, voltada somente para essa finalidade, e esfregar cada um dos alimentos com o detergente. Depois, faz-se o enxágue.

Como se percebe, é uma forma prática e barata de se limpar os alimentos, mas ela também oferece um risco maior de contaminação tóxica. Por isso, o enxágue cuidadoso é primordial quando se limpa frutas e legumes dessa maneira.

Destaca-se que a recomendação é que se opte por detergentes neutros, como os transparentes ou os de coco.

4. Vinagre

Para quem prefere usar algum método natural para higienizar os alimentos, o vinagre é muito mais recomendado que recorrer ao bicarbonato de sódio.

Isso porque o vinagre tem mesmo capacidade de matar micro-organismos que ameaçam a saúde, tanto que também deve ser diluído.

O ideal é usar um litro de água e 500ml de vinagre de álcool, deixando as frutas e legumes submersos por 20 minutos. Assim como se faz com o hipoclorito de sódio, é necessário que todos esses alimentos sejam devidamente enxaguados.

Essa higienização vale para todas as frutas e legumes?

É claro que as bananas, por exemplo, não demandam uma limpeza tão profunda e nem é bom que elas fiquem submersas. A principal razão é que, no geral, as pessoas não ingerem a casca, apenas o interior, naturalmente protegido.

Já no caso das frutas ingeridas com a casca, deve-se ter um nível maior de cuidado. O mesmo pode ser aplicado aos legumes: o quiabo, por exemplo, que não costuma ser descascado, deve ser limpo profundamente.

Existe algum risco à saúde ao usar hipoclorito de sódio?

É comum que as pessoas fiquem resistentes a higienizar as frutas e legumes usando hipoclorito porque elas associam essa substância à limpeza da casa e de roupas.

Além disso, o cheiro muito forte da água sanitária também faz com que várias pessoas fiquem com medo de colocar essa substância para limpar os seus alimentos.

Entretanto, ao seguir todas as instruções referentes à diluição e ao enxágue, não se tem qualquer risco para a saúde.

O importante é que se faça sempre a diluição correta do hipoclorito para que a solução de limpeza não fique forte demais. Outro detalhe é que se tenha o cuidado de enxaguar fruta por fruta, legume por legume, em água abundante e limpa.

É claro que a exceção é se a pessoa tiver alergia ao hipoclorito: nesses casos, é indicado que se recorra a um dos outros métodos de higienização de alimentos.

Pode misturar mais de um método de higienização?

Para quem fica mais preocupado com a eliminação completa dos microorganismos, uma boa opção é que se faça a limpeza com o vinagre e que, depois, use-se o bicarbonato.

Como essas são duas formas naturais de se limpar os alimentos, exclui-se o risco de acontecer alguma intoxicação, salvo em caso de alguma reação alérgica.

Por outro lado, é extremamente perigoso que se junte o detergente e o hipoclorito de sódio porque isso pode fazer com que o alimento fique cheio de produtos químicos.

Portanto, quando se vai usar uma forma química de higienizar os alimentos, o melhor é que se escolha apenas o detergente ou apenas o hipoclorito.

É mais seguro comprar o hipoclorito na sua forma específica para limpeza alimentar

Eventualmente, o hipoclorito usado para limpeza de roupas e da casa pode ter adição de outras substâncias, fazendo com que seu uso alimentar seja bastante perigoso.

Para não haver nenhum perigo, o mais recomendado é que se procure a solução de hipoclorito de sódio especial para a limpeza de alimentos. Assim, tem-se a garantia de que o hipoclorito está puro, lembrando que é fácil achá-lo nos supermercados.

Depois da higienização, vale a pena secar esses alimentos

Uma vez que se realizou todo o processo para que as frutas e legumes fiquem higienizadas, uma recomendação é que se use papel toalha sobre esses alimentos.

Dessa forma, a sua umidade será eliminada e ficará mais seguro guardar esses alimentos para o consumo posterior. Guardar frutas e legumes molhados aumenta bastante o risco de mofo, tornando-os impróprios e perigosos.

Não se recomenda secar os alimentos usando um pano porque este pode estar carregado de outros micro-organismos, sem contar que não secam tão bem quanto um papel Toalha.

Quais são as consequências de não higienizar bem as frutas e os legumes?

Existe uma lista bem grande de doenças que podem ser contraídas caso os alimentos não sejam devidamente higienizados, começando pela famosa infecção intestinal.

Nesse caso, o intestino fica cheio de bactérias e a pessoa costuma desenvolver cólica abdominal intensa, febre e diarreia, podendo haver complicações que levem à internação.

A cólera é mais uma doença bem séria que pode ser contraída quando se consome alimentos sem higienização. Além de dor no abdômen, ela também pode causar alterações cardíacas, febre e vômitos, sendo bastante perigosa.

A toxoplasmose também faz parte do grupo de doenças que podem ser contraídas ao se ingerir frutas e legumes sem cuidado. Um dos perigos da toxoplasmose é a cegueira, já que o protozoário pode se instalar nos olhos.

Cabe dizer que essas doenças são perigosas para todas as pessoas, mas especialmente sérias em idosos, em indivíduos com baixa imunidade e em crianças. Portanto, cuidar da higienização antes do consumo é uma obrigatoriedade.

Conclusão

E aí, gostou de conhecer essas formas de higienizar frutas e legumes? Compartilhe este texto com os seus amigos para que eles também protejam a sua saúde!

Deixe um comentário