Uma das áreas que mais ficam sujas em uma casa é a cozinha. Considerada o coração de um lar, não se pode negar também que ela costuma dar trabalho para ficar limpa.
Basta que alguma comida seja feita para que o fogão fique engordurado, lembrando que isso pode acontecer com frequência com as paredes e com o chão.
É importante aprender tudo o que é preciso sobre limpeza de cozinha, pois isso vai fazer com que a casa em si esteja mais limpa, além de proporcionar melhores condições até para cozinhar.
Se você não tem experiência em limpar a cozinha ou quer apenas algumas dicas novas, continue lendo este artigo!
Você verá nesse conteúdo:
- Quais são as coisas mais difíceis de se limpar em uma cozinha?
- Como limpar as bancadas da cozinha
- Como limpar as paredes
- Como limpar os armários
- Como limpar o chão
- E a limpeza da geladeira?
- Com que frequência se deve limpar a cozinha
- Misturas de produtos químicos devem ser evitadas
- Como limpar o fogão
- O que fazer para que a sujeira da cozinha seja reduzida?
Quais são as coisas mais difíceis de se limpar em uma cozinha?
É claro que a cozinha, sendo usada de forma constante, também se suja bem rápido. Contudo, existem alguns pontos que precisam receber a preferência quando se trata de fazer uma faxina nesse cômodo.
A primeira delas é a bancada, já que é uma área onde as pessoas costumam comer e manipular alimentos, no geral.
Também é importante que, ao limpar a cozinha, fique-se atento à gordura do fogão, das paredes e do teto, pois ela pode ficar “encrostada”. Se isso acontece, há uma dificuldade muito maior de se retirar a sujeira.
Como limpar as bancadas da cozinha
As bancadas precisam estar sempre bem limpas porque elas ficam em contato direto com os alimentos. Para conseguir isso, é interessante que se use produtos de limpeza multiúso e que eles sejam aplicados até mesmo sem diluição nas bancadas.
Se a bancada estiver com muita coisa grudada, uma boa ideia é que se use uma esponja de louça para que o multiúso seja esfregado.
Logo depois, pode-se passar um pano seco e depois adicionar mais um pouco de multiúso, apenas para que a limpeza seja concluída.
Vale lembrar que os multiúsos podem ser do tipo desengordurante, o que é indicado no caso de a bancada estar com muita gordura. Em casos assim, esfregar a esponja é ainda mais necessário e pode ser preciso usar certa força.
Como limpar as paredes
Há duas formas diferentes de fazer a limpeza da cozinha, considerando que a sua parede esteja mais ou menos suja.
Se os azulejos precisarem de uma limpeza mais intensa, a recomendação é que se despeje água sanitária diretamente nas paredes e que elas fiquem de molho, tomando-se cuidado para deixar a cozinha bem ventilada.
Se o azulejo não tiver uma sujeira tão impregnada, uma sugestão é que se use sabão neutro, que terá de ser aplicado às paredes usando uma esponja de louça.
Vale dizer que uma parte das pessoas apenas joga o sabão neutro diluído nas paredes, mas isso não é o bastante para que as sujeiras sejam eliminadas, sendo importante que se tenha a ajuda da esponja.
Outro detalhe é que, se o rejunte dos azulejos precisar de uma limpeza, recomenda-se apelar para as escovas de dentes, que devem ser friccionadas nessas partes.
Para fazer o enxágue, é só usar um pano úmido e todo o sabão será retirado. Vale dizer que jogar água diretamente nos azulejos da cozinha não é uma boa ideia porque pode contribuir para enferrujar eletrodomésticos, como a geladeira.
Como limpar os armários
Os armários da cozinha também podem acumular gordura, na sua parte de fora, e poeira por dentro. Sendo assim, uma limpeza periódica neles é fundamental para que a cozinha esteja em dia.
No caso da parte exterior, um bom multiúso é o bastante para que toda camada de gordura possa ser eliminada. Esse produto também pode ser aplicado por dentro, mas é preciso que toda a louça seja retirada.
Cabe ainda dizer que se deve aguardar alguns minutos até que todo o multiúso tenha secado antes de recolocar a louça. Além disso, é indicado que se deixe as portas abertas por meia hora.
Como limpar o chão
Se o chão da cozinha estiver engordurado, a verdade é que se corre o risco de levar essa gordura para outras partes da casa.
O primeiro passo para a limpeza é varrer ou aspirar, sendo isso necessário para que toda sujeira sólida e maior seja eliminada.
Depois, é possível diluir um pouco de desengordurante e jogar no chão, deixando essa mistura agir por 10 minutos. Em seguida, deve-se jogar um pouco de água apenas para enxaguar ou usar um pano molhado para isso.
Se não for uma sujeira tão forte, existem duas opções: fazer uma mistura semelhante, mas com sabão, ou jogar multiúso.
Em todos os casos, é recomendado que se use uma vassoura para esfregar esse chão a fim de que tudo o que esteja grudado possa sair.
Depois de tudo estar enxaguado, quem quiser pode terminar a limpeza do chão com um desinfetante, deixando a cozinha com o cheiro que se deseja.
E a limpeza da geladeira?
Não adianta de nada que a cozinha esteja linda, com o chão todo higienizado, as paredes sem gordura e as bancadas impecáveis, se a geladeira está toda suja.
Aliás, a geladeira precisa ser limpa com frequência porque costuma começar a cheirar mal e isso é prejudicial até para os alimentos que estão guardados lá.
Em primeiro lugar, o ideal é que se retire tudo da geladeira, aproveitando para jogar fora alimentos que estragaram, além de panelas que tenham de ser desocupadas.
Depois disso, é indicado que se use um pano limpo com multiúso e que ele seja passado em cada uma das prateleiras, das gavetas e dos suportes das portas. A porta da geladeira terá de ficar aberta por 5 minutos e, depois, é só recolocar todas as coisas lá!
Com que frequência se deve limpar a cozinha
Esse é um questionamento comum de quem deseja que sua cozinha esteja sempre limpa: de quanto em quanto tempo limpar?
Se ocorrer uma sujeira do cotidiano, aquela que acontece quando se está comendo ou cozinhando, o ideal é que se faça a limpeza assim que possível, naquele mesmo momento, de preferência.
Porém, limpezas mais profundas podem ser realizadas uma vez na semana, o que significa um bom tempo para que a sujeira mais grossa acabe se formando e valha mais a pena fazer uma limpeza pesada.
Misturas de produtos químicos devem ser evitadas
Infelizmente, muita gente se coloca em perigo quando faz misturas de produtos químicos, ou seja, colocam cloro com sabão de roupa, com multiúso e várias outras coisas.
Entretanto, essa é uma escolha altamente perigosa porque a junção de determinadas substâncias químicas pode promover reações sérias. Como consequência, a pessoa pode até se sufocar, precisando de um atendimento médico emergencial.
Há casos em que algumas pessoas que fizeram misturas de produtos químicos acabaram sofrendo queimaduras no sistema respiratório e até tendo reações alérgicas poderosas.
Portanto, o recomendado é que se escolha apenas um produto químico por vez para se limpar a cozinha. Se mais de um produto for usado, é preciso que o primeiro seja enxaguado antes que o segundo seja aplicado.
Como limpar o fogão
É claro que limpar a cozinha, para muita gente, está associado a limpar o fogão. Afinal, esse é um eletrodoméstico que se suja com muita facilidade conforme as pessoas fazem comida.
A melhor maneira de se limpar o fogão é usando um produto contra a gordura e a parte amarela de uma esponja de lavar louça.
Para a secagem, o recomendado é que se use pano de limpeza, preferencialmente os de algodão, que não vão riscar o fogão.
Cabe lembrar que também se pode usar o bicarbonato sobre as sujeiras mais grossas: ele pode fazer o mesmo efeito que o desengordurante. Porém, os dois não devem ser usados em conjunto.
O que fazer para que a sujeira da cozinha seja reduzida?
Quem nunca ficou assustado ao ver a sujeira da sua própria cozinha depois de alguns dias, não é? Sem dúvida, é bem difícil impedir que a cozinha fique suja porque o ato de cozinhar mesmo acaba mesmo causando sujeira.
No entanto, existem sim algumas formas de se reduzir a quantidade de sujeira e fazer com que a sua “faxina” seja mais fácil, como:
1. Não deixar sujeira acumular no fogão
O ideal é não deixar que a sujeira se acumule no fogão e nem que ela fique muitos dias ali porque se torna mais difícil de limpar depois. Assim, se não for possível uma limpeza mais caprichada, passar um pano com detergente já basta.
2. Manter a pia limpa
Os restos de comida que podem ficar na pia são a causa de mau cheiro e fazem com que a cozinha fique ainda mais suja. Por isso, é fundamental que essa sujeira seja retirada sempre depois de lavar a louça.
3. Passar um pano periodicamente no chão
Ao perceber que algo caiu no chão, é melhor que se passe um pano com multiúso, evitando que muita gordura se junte.
Como você limpa a sua cozinha? Tem mais alguma dica? Fale para a gente nos comentários! Ajude algum amigo a manter sua cozinha limpa compartilhando este artigo!

Formada em Letras, redatora, professora e apaixonada por escrita e por tudo o que uma boa comunicação pode proporcionar ao mundo.