Curtir o conforto de casa da forma mais aconchegante possível é a melhor opção para os dias frios. E uma excelente ideia é a compra de um aquecedor para deixar o ambiente agradável quando as baixas temperaturas resolvem aparecer. Para te ajudar a saber como escolher aquecedor mais indicado, vamos te dar aquela mãozinha para que você possa curtir o friozinho sem sofrer!
Você verá nesse conteúdo:
Tipos de Aquecedores
Antes de saber como escolher aquecedor, saiba que existem no mercado diversos tipos de aquecedores, cada um com suas particularidades. Conheça os principais modelos para te ajudar a decidir qual o ideal para a sua casa:
Aquecedor Elétrico
Esse modelo é o mais comum de ser encontrado. Além de silencioso, ele varia de preço de acordo com o tamanho e a potência. Assim, você pode escolher o que achar mais conveniente para a sua casa. Porém, é o modelo que mais gasta energia. A resistência do aquecedor elétrico fica aparente e o calor entra em contato direto com o ar, por isso o aquecimento do ambiente é rápido, principalmente em espaços pequenos.
Aquecedor a gás
Oferecem alta potência e aquecem rapidamente o ambiente. Porém, necessitam de instalação especializada e liberam gases, exigindo boa ventilação no local. Existem dois tipos principais:
- A gás encanado: Utiliza o gás natural encanado como fonte de energia. É eficiente e econômico, desde que haja rede de gás disponível na região.
- A gás de botijão: Utiliza gás liquefeito de petróleo (GLP) contido em botijões. É uma opção mais portátil, mas requer atenção quanto à troca do botijão.
Termoventiladores
Os termoventiladores são leves e fáceis de levar para o ambiente que quiser, e algumas opções também podem ser presas à parede. O ruído emitido é semelhante ao de um ventilador. Ele tem uma hélice para acelerar a renovação do ar. Assim, aumentam o alcance e esquentam mais rápido, tanto em espaços pequenos quanto médios. Possui a vantagem de regular a potência, podendo ser usado para refrescar ambientes quentes também.
Aquecedor a óleo
Essa opção é perfeita para quem sofre com alergias, já que ressecam menos o ar do que os outros modelos. Também é ideal para quem tem criança em casa, pois são mais seguros e você pode economizar até 15% de energia em relação aos aquecedores elétricos.
É o mais silencioso, mas demora mais tempo para começar a fazer efeito, já que é preciso que o óleo esteja quente primeiro. A maioria desses aparelhos possui 3 níveis de potência: baixo, médio e alto. Também há modelos com termostato, que medem a temperatura do ambiente e a mantém estável e regular. Normalmente ficam no chão e são ideais para espaços pequenos e médios, como banheiros e quartos.
Cerâmicos
Os aquecedores cerâmicos esquentam rápido, pois a cerâmica absorve o calor gerado em vez de espalhar diretamente no ar. Na verdade, eles têm um funcionamento parecido ao do ar-condicionado, inclusive o barulho, mas são mais econômicos que os aparelhos elétricos. Assim como os aquecedores a óleo, são ideais para quem sofre com alergias e tem crianças em casa.
Podem ser fixados no teto ou na parede, e alguns vêm com controle remoto e opções de programação de temperatura e timer. Esses modelos são indicados para cozinha e banheiros.
Como escolher aquecedor ideal para sua necessidade
Agora que você já conhece os principais tipos de aquecedores, vamos te ajudar a saber como escolher aquecedor para a sua residência. Leve em conta os seguintes fatores:
Tamanho do ambiente
O primeiro passo é avaliar o tamanho do cômodo que você deseja aquecer. Ambientes pequenos (até 15 m²) pedem aquecedores de menor potência. Para áreas médias (15 m² a 30 m²), considere convectores de maior potência, cerâmicos ou modelos a gás de botijão. Já para ambientes amplos (acima de 30 m²), aposte em aquecedores a óleo, aquecedores a gás encanado ou cerâmicos de alta potência.
Eficiência energética
A eficiência energética é um ponto crucial. Procure por aquecedores com selo Procel Class A, que indica baixo consumo de energia. Aquecedores a óleo e cerâmicos costumam ser os mais econômicos, enquanto os halógenos e modelos a gás encanado oferecem boa performance nesse quesito.
Segurança
A segurança deve ser prioridade! Opte por aquecedores com dispositivos de segurança como termostato regulável, que desliga o aparelho automaticamente ao atingir a temperatura desejada, sensor anti queda e proteção contra superaquecimento. Modelos com timer também são interessantes, pois permitem programar o funcionamento do aquecedor.
Conseguiu entender como escolher aquecedor?
Saber como escolher aquecedor ideal não precisa ser um bicho de sete cabeças! Agora você já tem todo o conhecimento necessário para analisar os diferentes tipos de aparelhos, levar em conta os fatores mais importantes e encontrar a opção perfeita para deixar a sua casa quentinha e aconchegante durante o inverno.
Lembre-se de priorizar a segurança, a eficiência energética e o conforto térmico. Com um pouquinho de planejamento, você vai curtir o friozinho sem abrir mão do bem-estar e sem pesar no bolso.
-> Além do nosso conteúdo sobre como escolher aquecedor, não deixe de conferir nosso post sobre as vantagens e desvantagens do ar-condicionado quente e frio!
