Ter uma geladeira organizada vai muito além de se encontrar as coisas de forma simples dentro dela. Na realidade, a organização da geladeira está diretamente ligada a uma conservação melhor dos alimentos.
Quem nunca ficou desesperado ao abrir sua geladeira e perceber que não existia um padrão para que as coisas sejam dispostas? E quem nunca acabou encontrando alguma coisa que estragou com mais facilidade do que deveria?
Tudo isso pode ser evitado quando se organiza a geladeira de uma maneira funcional, estabelecendo uma ordem para que todas as coisas sejam guardadas, além de aprender onde cada uma das coisas é conservada melhor.
Nós criamos um roteiro para que nunca mais você tenha problemas ao organizar a sua geladeira novamente.
Você verá nesse conteúdo:
Confira tudo a partir de agora!
Por que cada alimento tem um lugar apropriado na geladeira?
Normalmente, falando em organização da geladeira, é comum que as pessoas achem que se trata somente de onde cada coisa fica melhor, mas é bem mais que isso.
Cada alimento precisa de mais ou de menos ar frio para ser conservado e, de fato, a geladeira tem uma variação de temperatura em seu interior. Isso acontece por causa da corrente de convecção.
Para quem não faz ideia do que seja essa corrente, é simples: existe ar quente que vem das prateleiras de baixo da geladeira e um ar frio que vem da sua parte de cima. Essas duas “massas de ar” vão se movimentando continuamente.
Assim, a parte de cima da geladeira tem uma temperatura mais baixa, sendo ideal para a conservação de certos alimentos. Já a parte de baixo, onde fica a gaveta de verduras e de legumes, é menos fria.
A organização adequada ajuda a perder menos alimentos
Uma vez que se sabe que as áreas da geladeira são mais ou menos frias, devido à convecção, é possível até evitar a perda dos alimentos.
Aprendendo quais são aqueles que demandam temperatura mais baixa para serem conservados, é possível escolher com mais critério em que prateleira eles ficarão para durar mais.
Aquelas pessoas que costumam guardar alimentos na geladeira e, mesmo assim, encontram-nos estragados podem estar cometendo o erro de colocá-los nas prateleiras de baixo.
Como se percebe, aprender mais sobre a organização da geladeira vai além da parte estética e faz com que se tenha até uma economia maior, com a diminuição do descarte de comida.
Algumas dicas para organizar a geladeira
Uma vez que se tem um conhecimento de como funciona a geladeira, aqui estão algumas dicas que vão ajudar a mantê-la sempre organizada:
1. Verificar a validade de tudo
Quando se está há um tempo sem fazer a organização da geladeira, é possível que alguns alimentos fora da validade se juntem nas prateleiras.
Por isso, a primeira coisa a fazer para ter uma geladeira organizada é verificar a data de validade de cada coisa e, se ela tiver sido atingida, jogar esse item fora.
Muitas pessoas acham que não existem riscos reais de consumir produtos fora da validade e que essa data é apenas uma obrigação legal das empresas, mas o perigo de intoxicação alimentar existe, sim.
2. Desocupar todas as panelas
É claro que sempre existe alguma panela com comida ou algum pote onde se colocou a comida que restou da última refeição. Contudo, no momento de organizar a geladeira, é importante verificar se há panelas ou potes a serem desocupados.
Vale dizer que o máximo de tempo durante o qual essas “sobras” podem ser consumidas é de três dias. Depois desse período, é possível que haja uma intoxicação alimentar e que a geladeira comece a cheirar mal.
E por falar em cheirar mal, leia também esse outro conteúdo com dicas de como tirar o mal cheiro da geladeira.
Desse modo, se for a hora de organizar a geladeira, é imprescindível estar pronto para esvaziar esses recipientes e lavá-los.
3. Fazer uma higienização completa
Para que a geladeira seja organizada, ela deve ser limpa primeiro. No entanto, isso só é feito de forma mais eficiente quando a geladeira está vazia.
Sendo assim, todas as coisas têm de ser retiradas da geladeira e podem ser dispostas sobre a pia, sobre a mesa ou em qualquer outro lugar.
É importante que tudo seja retirado, até os pacotinhos de tempero e a garrafa de água gelada. Isso evita que alguma coisa caia no chão, além de dar mais espaço para a limpeza.
Já sobre essa higienização, é possível usar um pano seco e aplicar um pouco de multiúso nele. Esse multiúso deve ser passado em todas as prateleiras, mas sem exagero para que o cheiro do produto químico não fique forte.
Se houver algum alimento grudado nas prateleiras, recomenda-se passar um lenço umedecido antes do multiúso. Esse lenço colaborará para que essa sujeira amoleça e, portanto, possa ser limpa com facilidade.
Outra opção para quem não quer usar multiúso é misturar água, vinagre e bicarbonato, fazendo a aplicação com um pano seco.
Vale salientar que todas as áreas da geladeira têm de ser limpas, inclusive os compartimentos da porta, onde se pode acumular algum resto de comida.
Diferente do que se achava antes, não é preciso ficar com a geladeira aberta por algumas horas depois da limpeza. Aliás, os alimentos podem ser devolvidos a ela imediatamente.
4. Guardar as coisas nos lugares apropriados
Todas as coisas que foram retiradas para a limpeza podem ser redistribuídas dentro da geladeira. Com isso, sua conservação será maior, além de se ter um visual bem mais agradável quando ela é aberta, havendo um padrão para os alimentos.
E qual é o lugar certo para cada alimento?
A seguir, algumas dicas para que se possa aprender onde é o lugar certo de cada alimento, tornando a geladeira mais funcional e reduzindo desperdício:
1. Compartimento mais gelado
Cada marca de geladeira cria os compartimentos que deseja dentro desse equipamento. Porém, sabe-se que algumas têm um compartimento superior, que é voltado aos alimentos que precisam de temperaturas mais baixas para serem conservados.
O ideal é que o leite e os seus derivados sejam colocados justamente nesse compartimento, o que inclui o requeijão, a manteiga, as peças de queijo, os frios, etc.
Vale lembrar que muita gente que tem pressa para gelar uma cerveja, por exemplo, têm esse compartimento como uma opção rápida! Dessa forma, não é preciso recorrer ao freezer.
2. Primeira prateleira
A recomendação é que se coloque na primeira prateleira aquela comida que demanda temperaturas mais baixas, como as panelas e os potes com as sobras de comida.
Quando se coloca esses recipientes nas prateleiras de baixo, a quantidade menor de refrigeração faz com que a comida já feita estrague com mais facilidade.
É por isso que tanta gente guarda o restante da comida e fica surpreso ao abrir a panela ou pote e descobrir que aquilo está estragado: na realidade, não houve uma refrigeração adequada.
Cabe salientar que quem não quiser usar o suporte de ovos que vem na maioria das geladeiras deve optar por guardar os ovos justamente nessa primeira prateleira.
3. Todas as próximas
Dependendo de qual seja o modelo da geladeira, haverá mais uma ou mais duas prateleiras. Essas, por sua vez, recebem ar frio em uma intensidade menor e são perfeitas para que se guarde os doces, inclusive em compotas.
Outro tipo de alimento que é bem conservado nessas prateleiras do meio da geladeira são os enlatados, como a sardinha.
Ressalta-se que, quando a pessoa faz um pavê ou outra sobremesa gelada, ela deve ser colocada nas prateleiras intermediárias. Isso quer dizer que ela serve para armazenar os doces industrializados e os caseiros.
4. Área do hortifrúti
De forma geral, as geladeiras contam com uma gaveta na parte inferior e que é destinada aos produtos de hortifrúti. Sendo assim, é indicado que se guarde lá os itens de feira, como tomates, cebolas, manjericão, etc.
A razão pela qual a gaveta do hortifrúti fica na parte de baixo da geladeira é que esses são alimentos que podem ser conservados com menor corrente fria.
O importante é que, semanalmente, faça-se a retirada de qualquer vegetal que esteja estragado, até mesmo para que não haja contaminação dos demais, que ainda estão bons para o consumo.
A recomendação é que se aprenda quais são os sinais que cada legume ou verdura dá quando está estragado e que se faça o descarte. Depois que os itens de hortifrúti são descartados, esse compartimento precisa ser higienizado.
Para tanto, é só usar os métodos ensinados aqui, ou seja, o multiúso ou a junção do vinagre com a água e o bicarbonato.
5. Porta
Todo mundo sabe que a porta da geladeira tem diversas divisões e seu intuito é oferecer ainda mais espaço para quem tem de acomodar comida ali dentro.
Antes de tudo, é válido dizer que a temperatura se altera bastante na porta da geladeira e que só devem ser colocados nela alimentos que não se estragam com facilidade. Um deles é a bebida, seja alcoólica ou não.
Os ovos também duram bastante tempo quando são colocados na porta da geladeira, havendo até as divisões para que esses ovos sejam acomodados.
Temperos e molhos, no geral, também podem ser guardados na porta da geladeira. Isso quer dizer que ketchup, sachês de tempero e até a água precisam ficar nessa parte da geladeira.
Como colocar verduras na geladeira para elas durarem mais
Uma das coisas relacionadas à organização da geladeira é o armazenamento de verduras, tudo com a finalidade de que elas durem mais.
Apesar de isso ser um desafio para algumas pessoas, é bem fácil acomodar o alface, o espinafre, a couve e as outras folhas de forma que elas demorem bem mais para estragar.
O ideal é que elas sejam higienizadas primeiro, sempre usando o vinagre, o bicarbonato de sódio ou o hipoclorito. Depois que essas folhas foram enxaguadas, é importante colocá-las em um pote hermeticamente fechado.
No entanto, o segredo está na maneira como essas folhas serão dispostas: primeiro, faz-se uma camada de papel toalha e, em seguida, uma camada de folhas. Depois, coloca-se mais papel toalha e, em cima dele, mais um pouco de folhas lavadas.
Isso tem de ser repetido até que as folhas acabem ou até que o pote fique cheio. A ideia é que o papel toalha consiga evitar que a umidade estrague essas folhas. Desse modo, é comum que elas acabem durando por 15 dias, em média.
E aí? Gostou das nossas dicas para você deixar sua geladeira sempre em ordem? Se tiver mais alguma dica, deixe nos comentários!
Não se esqueça de compartilhar este texto com seus amigos para eles aprenderem a organizar a geladeira!

Formada em Letras, redatora, professora e apaixonada por escrita e por tudo o que uma boa comunicação pode proporcionar ao mundo.