Praticidade na cozinha: quem não curte? Para quem ama cozinhar, alguns eletrodomésticos são indispensáveis na hora de preparar receitas deliciosas. Mas, você sabe para que serve o processador de alimentos e as maravilhas que ele pode fazer? Ele poupa tempo e você PRE-CI-SA ter um deles em casa! Dica boa, hein? Pelas multitarefas que executa, é considerado um “tudo em um”. Ou seja, mil e uma utilidades, do jeito que a gente gosta!
Já se pegou cortando cebola e chorando litros? lutando para ralar queijo sem machucar os dedos? ou naquele martírio na hora de desfiar o frango? Esse eletrodoméstico compacto vai ser o seu braço direito na hora de cozinhar. Ele economiza tempo, corta o seu esforço pela metade e, de quebra, deixa os ingredientes com texturas perfeitinhas para as suas receitas.
Apesar de não ser um aparelho muito usual na cozinha, a versatilidade de funções vale o investimento. Com o processador de alimentos você consegue picar, fatiar, misturar massa de bolo ou pão e alguns modelos fazem até suco. Só falta preparar a receita pra gente! (rs).
Você verá nesse conteúdo:
Para que serve o processador de alimentos?
Você já imaginou preparar aquele refogado caprichado sem precisar ficar picando cebola, pimentão e tomate por 20 minutos? Pois é, o processador de alimentos faz isso por você em questão de segundos. Mas esse é só o começo! Conheça os principais motivos de que para que serve o processador de alimentos:
- Economize tempo e energia preciosa: Picar, ralar e fatiar legumes à mão pode ser uma tarefa demorada e cansativa. Com o processador, você faz tudo isso em um instante, sobrando mais tempo para curtir o preparo da sua refeição (sem falar na energia economizada para outras coisas divertidas!).
- Adeus cortes desiguais! Digamos a verdade: nem todo mundo é um mestre da faca. Com o processador, você consegue cortes uniformes e iguais seja para cebolas em cubinhos, cenouras em rodelas finas ou batatas para purê. Suas receitas ficam visualmente mais atraentes e os ingredientes cozinham por igual.
- Texturas perfeitas para cada receita: Você quer uma farofa bem granadinha? Um molho lisinho e cremoso? O processador te dá esse controle. Com diferentes lâminas e funções, você consegue a textura ideal para cada prato, deixando suas criações culinárias ainda mais gostosas.
- Segurança na cozinha: Cortar legumes com faca pode ser perigoso, né? Esqueça os acidentes! O processador mantém suas mãos longe das lâminas afiadas, deixando o preparo dos alimentos bem mais seguro.
- Um aliado da alimentação saudável: Com o processador fica fácil incluir legumes, verduras e frutas nas suas refeições. Você pode ralar cenoura para saladas, picar brócolis para refogados ou triturar frutas para vitaminas deliciosas. Praticidade e saúde na mesma batida!
- Limpeza descomplicada: Comparado a facas, tábuas e vários outros utensílios usados para cortar, o processador é bem mais fácil de limpar. A maioria dos modelos tem peças removíveis que vão direto para a máquina de lavar louça. Menos tempo limpando, mais tempo saboreando a sua comida!
Tipos de processadores de alimentos
Depois de saber para que serve o processador de alimentos, entenda que nem todo processador de alimentos é igual! Para escolher o modelo ideal para a sua cozinha, é importante conhecer os diferentes tipos disponíveis:
- Processador de alimentos básico: É o modelo mais compacto e acessível. Ele possui as funções básicas de picar, fatiar e ralar, sendo perfeito para o dia a dia. Geralmente vem com uma ou duas lâminas intercambiáveis.
- Mini processador: Ainda mais compacto que o básico, o mini processador é ideal para tarefas rápidas como picar alho, cebola e temperos. Ele é portátil e ocupa pouco espaço na cozinha.
- Multiprocessador: É o modelo mais completo e versátil. Além das funções básicas, o multiprocessador pode liquidificar, bater massas, moer grãos e especiarias, e até mesmo preparar massas folheadas. Ele vem com uma variedade de lâminas e acessórios para diferentes usos.
Entendeu para que serve o processador de alimentos?
O processador de alimentos é um eletrodoméstico versátil que pode te ajudar a economizar tempo, preparar receitas mais saborosas e até mesmo te tornar um mestre da culinária. Com as dicas deste artigo sobre pra que serve o processador de alimentos, você vai escolher o modelo ideal para a sua cozinha e aproveitar ao máximo todos os benefícios que ele oferece.
Um modelo bem completo oferece funções de corte em diferentes espessuras. O eletroportátil consegue fatiar, triturar e moer quase 100% dos alimentos sólidos. É uma mão na roda no preparo de qualquer receitinha.
Se você está montando a casa nova, inclua o multiprocessador na sua lista de desejos. Você não vai se arrepender! E, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre os eletroportáteis que tornam a vida mais fácil!
