Um dos maiores transtornos que as pessoas vivem em suas casas é o ralo entupido. Seja na cozinha, seja no banheiro, esse é um problema que pode gerar muita dor de cabeça na parte hidráulica do imóvel.
Quem nunca ficou desesperado ao perceber que o ralo está entupido e que as suas “táticas” não funcionaram para desentupir?
Justamente por ser uma coisa normal no dia a dia, saber formas de desentupir ralo faz com que as pessoas não precisem necessariamente da ajuda de um profissional.
Se você já se deparou com um ralo entupido na sua casa ou está passando por isso agora, confira já este artigo com algumas técnicas bem eficazes!
Você verá nesse conteúdo:
O que faz com que o ralo entupa?
Além de aprender algumas táticas para o ralo ser desentupido, é indispensável aprender como evitar o entupimento.
Diferente do que alguns acham, os ralos acabam entupindo por atitudes cotidianas e é perfeitamente possível impedir que isso aconteça de novo. A seguir, algumas das principais causas de ralos entupidos:
- Cabelos não retirados;
- Coisas jogadas no ralo, como papéis;
- Restos de comida.
Além dessas coisas, os ralos de banheiro podem ficar entupidos por causa de material orgânico mesmo. O ralo do chuveiro, por exemplo, pode entupir pelo acúmulo de gordura que sai do corpo durante o banho.
Sendo assim, ainda que não se deixe nada sólido nos ralos, é fundamental saber quais são as formas mais eficientes de desentupi-los.
Formas de desentupir o ralo
A seguir, algumas opções para quem está precisando desentupir qualquer ralo:
1. Com água quente
Provavelmente, essa é a forma mais tradicional de se desentupir qualquer ralo, especialmente quando não se quer usar nenhum produto químico.
Basta que se encha uma caneca de água fervente e que ela seja jogada no ralo, sempre com cuidado para prevenir as queimaduras.
A água quente tem a capacidade de ir derretendo a gordura corporal ou mesmo a alimentícia que estiver impedindo a água de descer.
Contudo, não se deve colocar água fervente nos ralos com frequência porque isso pode prejudicar o encanamento. Assim, essa é uma tática para ser usada apenas de vez em quando.
2. Bicarbonato e vinagre
Esses são dois elementos que as pessoas costumam usar para limpar a casa e higienizar as mais diversas coisas.
O que diversas pessoas não sabem é que uma das utilizações do bicarbonato e do vinagre é justamente desentupir ralos. Aliás, com a vantagem de que é um método bastante natural.
Para tanto, é só colocar primeiro o bicarbonato no ralo, dando um minuto para que ele aja. Depois, é só jogar um pouco do vinagre para que o efeito fique completo.
Em seguida, deve-se jogar um pouco de água quente e sair do ambiente. Após uns 20 minutos, já será possível usar o ralo novamente.
Vale salientar que é possível usar qualquer vinagre para essa finalidade, mas o vinagre de limão costuma deixar um aroma bem mais agradável no cômodo.
3. Sal
Pode parecer estranho, mas o sal também é usado por muita gente para poder desentupir o ralo. Para conseguir esse efeito, o ideal é que se ferva água, coloque um punhado generoso de sal no ralo e jogue-se a água fervente por cima.
O ideal é que se espere em torno de 20 minutos para usar o chuveiro ou a pia depois disso e que, se o ralo ainda não estiver completamente desobstruído, repita-se o processo.
4. Soda cáustica
A soda cáustica é conhecida pelo seu potencial corrosivo e é por isso que se trata de uma substância útil para desentupir os ralos.
Uma vez que a soda cáustica vai passando, tudo o que está bloqueando a passagem da água é derretido. No entanto, é preciso ter muito cuidado ao usar essa tática para desentupir.
Primeiramente, deve-se providenciar uma máscara, óculos de proteção e uma luva de limpeza. A intenção de tudo isso é evitar uma queimadura com soda cáustica ou a inalação desse produto, que é extremamente perigoso.
Basicamente, o desentupimento com soda cáustica é feito em três “parcelas”: primeiro, uma caneca de água quente deve ser derramada no ralo.
Em seguida, 1 litro de soda cáustica deve ser jogado dentro desse ralo e o processo é finalizado com mais uma caneca de água fervente.
Pessoas com intolerância à soda cáustica ou problemas respiratórios, porém, devem fugir desse método.
5. Com arame
O arame é uma forma bem tradicional de se desentupir algum ralo sem usar produtos químicos. Basta usar um arame relativamente fino e inseri-lo nos furinhos do ralo com a finalidade de que todas as sujeiras sejam retiradas.
Uma boa dica é usar os arames próprios para desentupimento, que permitem “pescar” a sujeira e jogá-la fora.
6. Com desentupidor
É claro que o desentupidor de ralo é um dos principais meios de desobstrução. As lojas de utilidades domésticas têm vários modelos de desentupidores, inclusive aqueles com cabo de borracha, evitando que a mão escorregue.
Vale dizer que o desentupidor que se usa na pia da cozinha não deve ser usado no ralo do banheiro: o recomendado é que se tenha um utensílio desse para cada um dos cômodos.
7. Com detergente
O detergente é uma forma bem eficiente de se desentupir ralos por causa do seu potencial desengordurante.
Isso porque o detergente consegue dissolver gordura, o que é fundamental para que qualquer coisa obstruindo o ralo “escorregue” e libere a passagem de água.
No entanto, não adianta apenas jogar o detergente no ralo: é preciso jogar água fervente também. Essa água vai deixar o efeito desengordurante do detergente mais forte e fazer com que o ralo seja desentupido com maior rapidez.
Com relação ao tipo de detergente usado, isso é indiferente: todos eles terão o mesmo efeito contra a gordura.
Vale a pena desentupir ralo usando Coca-Cola?
Não dá para negar que a Coca-Cola, mais do que um refrigerante, é bastante usada por muita gente para desobstruir ralos.
A razão é a potência da Coca, com a grande quantidade de gás que essa bebida possui. A ideia é que esse gás consiga empurrar a sujeira que está obstruindo o ralo e o deixando entupido.
Contudo, será que é mesmo indicado usar Coca-Cola para desentupir o ralo? A verdade é que isso é bem perigoso.
Não se pode esquecer que essa é uma bebida doce e é possível que o ralo acabe sendo tomado por formigas, o que causará muito mais incômodos.
Caso a pessoa faça questão de usar a Coca-Cola para desentupir o ralo, a recomendação é que, após alguns minutos, jogue-se água fervente no local. Assim, o “doce” da bebida será neutralizado e as formigas ficarão longe.
Quais são os principais problemas causados pelo ralo entupido?
Infelizmente, várias pessoas acabam percebendo que o ralo está começando a entupir. Porém, enquanto a água continua descendo, mesmo que em menor quantidade, acabam não tomando nenhuma providência.
O que nem todos sabem é que deixar o ralo entupido pode causar diversos problemas a longo prazo, como:
1. Volta do esgoto
Isso costuma acontecer principalmente no ralo do banheiro. Quando se deixa que ele fique entupido, existe o risco de isso afetar mais seriamente o encanamento e até fazer com que o esgoto acabe retornando.
2. Mau cheiro
Em qualquer cômodo onde se tenha um ralo entupido, é comum que haja bastante mau cheiro. Isso acontece porque existem detritos que estão impedindo a passagem da água e estes começam a apodrecer.
Além disso, a própria água estando parada, sem conseguir passar pelo cano, acaba fazendo com que os maus odores sejam sentidos. Em casos assim, a única forma de acabar com o mau cheiro é desentupir o ralo.
3. Presença de insetos
Justamente por causa da presença de detritos em decomposição é que se pode ter a presença de insetos. Assim, quando há um ralo entupido, é comum que muitas moscas comecem a aparecer.
Cabe lembrar que os insetos também podem trazer doenças à casa, sendo algo a se evitar, especialmente quando há idosos e crianças.
A substituição do ralo deve ser periódica
Muitas pessoas ignoram que o ralo tem um prazo de validade e, quando ele está instalado há muito tempo, existem maiores riscos de os entupimentos aumentarem.
Devido a isso, é preciso se lembrar de trocar o ralo a cada 12 meses ou até antes, caso se perceba que ele está com algum defeito.
No caso dos ralos da cozinha, a recomendação é que se use os ralos que são fixos e que têm um botão que libera a passagem da água.
Sobre a troca do ralo, é indispensável ficar atento ao tamanho: é preciso que o ralo fique perfeitamente encaixado à pia para que a “filtragem” seja bem-feita e a sujeira não passe.
Outro detalhe é que o ralo tem sempre de ser de boa qualidade, inclusive os usados no banheiro. Por isso, é primordial ser cuidadoso ao escolher a marca.
Gostou de aprender mais sobre como desentupir o ralo? Lembre-se de compartilhar este artigo com outras pessoas!

Formada em Letras, redatora, professora e apaixonada por escrita e por tudo o que uma boa comunicação pode proporcionar ao mundo.