Como limpar couro sem estragar ou manchar a peça?

O couro é considerado um dos materiais de mais destaque na indústria têxtil. Afinal, quem não se sente lindo quando está com uma jaqueta dessas, não é mesmo? Contudo, há muito mais peças de couro hoje em dia.

Não é raro ver saias de couro, calças de couro e até vestidos inteiros feitos com esse material, sem contar os sapatos e os cintos.

Vale lembrar que muita gente adora carteiras feitas de couro e que também não dispensa uma boa bolsa feita com ele. Até pulseiras de relógios podem ser de couro.

Por causa da enorme presença desse material nas mais diversas peças é que vale a pena aprender a limpá-lo da forma correta. Isso porque usar os produtos errados pode fazer com que o couro fique arranhado e até perca seu brilho.

Preparei esse conteúdo com todas as principais dicas para você deixar a sua peça de couro novinha e sem ter trabalho!

Produtos especiais para essa finalidade

Quem precisar limpar uma peça feita em couro pode recorrer aos produtos industrializados feitos para essa finalidade.

Normalmente, trata-se de produtos em creme e que têm de ser aplicados sobre o couro da forma que a embalagem indicar. Muitas vezes, esses produtos são segmentados: há os específicos para bolsas, para as jaquetas, etc.

Apesar de ser prático usar os produtos industrializados para a limpeza do couro, é preciso considerar que eles devem ter todas as suas instruções respeitadas para que, de fato, o material fique limpo.

Além disso, não se pode negar que os produtos especiais para a limpeza do couro tendem a custar mais caro, o que faz com que algumas pessoas prefiram soluções caseiras.

Sabão neutro é uma excelente opção

Um dos grandes cuidados quando se trata de limpar couro é que, dependendo de qual seja o produto usado, esse material pode ser danificado, o que não é o objetivo de ninguém.

Sendo assim, o sabão neutro é uma das melhores escolhas, justamente porque ele não agride o couro e ainda costuma deixar um aroma agradável.

Ele pode ser usado sem diluição, apesar de esse processo fazer com que ele renda mais. Ressalta-se que esse sabão precisa ser aplicado sobre a peça usando um pano macio, sem nunca usar a máquina de lavar.

Essa é uma das principais coisas a serem ensinadas se o assunto é limpar o couro: não deixar que a peça seja colocada na máquina de lavar porque qualquer ciclo, até o delicado, pode danificar o couro.

Já a razão para que o sabão neutro seja aplicado usando um pano macio é evitar que o couro sofra riscos. O melhor de todos, certamente, é o pano de algodão.

Caso não se encontre sabão neutro, uma opção é usar o sabão específico para tecidos delicados e roupas de bebê, como o sabão de coco.

Bicarbonato de sódio é o segredo para couro claro

É preciso ter em mente que nem sempre o couro é aquele escuro, mais tradicional: muitas pessoas são apaixonadas pelas peças de couro claras.

Essas, por causa da sua cor, aparentam muito mais qualquer tipo de sujeira, causando bastante incômodo aos seus usuários.

Nesses casos, o sabão neutro não costuma ser o suficiente para que toda a sujeira presente nesse material seja retirada: o ideal é que se confie no bicarbonato de sódio também.

Para tanto, é preciso dissolver o bicarbonato, aplicando essa mistura com um pano macio. É interessante que se esfregue um pouco os lugares nos quais o couro claro está mais encardido.

Depois de todo o couro ter sido limpo com a mistura de bicarbonato, quem quiser pode aplicar um pouco de sabão neutro como forma de finalizar.

Cabe dizer que essa mistura serve para a higienização de qualquer peça que seja de couro branco, podendo ser até mesmo os sapatos, as carteiras, tênis branco, etc.

Deixar ao sol por algumas horas é fundamental

Sempre que se faz a limpeza do couro, a recomendação é que a peça fique ao sol por algumas horas, pois isso vai fazer com que toda a sua umidade seja evaporada.

É preciso lembrar que o couro é um material que pode adquirir cheiro ruim caso não fique completamente seco e é por isso que a etapa de ficar ao sol não pode ser esquecida.

Aliás, deixar a peça de couro ao sol é indicado mesmo quando não se faz a limpeza: sempre que ela é usada, o melhor é que seja deixada “respirando” antes de ser guardada.

O principal motivo é eliminar o suor dessas peças, o que é feito com muita eficiência quando elas ficam “respirando” em um varal ou em uma janela onde bata sol.

Sapatos de couro necessitam de escovação

Além das etapas de limpeza que foram ensinadas até aqui, é preciso ter um cuidado diferenciado com os sapatos que são de couro.

É bem comum que esses sapatos, como as botas, acabem ficando sem brilho e é por isso que se recomenda uma escovação sempre que se faz a limpeza.

Existem escovas que são próprias para os sapatos de couro e, para melhorar o seu efeito, vale a pena usar os materiais de polimento. Com isso, além de o calçado ficar limpo, ele também estará bastante lustroso.

Abrasivos são extremamente perigosos para o couro

Infelizmente, muitas pessoas ficam frustradas porque a sua roupa de couro ou qualquer outro objeto com esse material acabou se deteriorando facilmente.

Uma das razões mais comuns para isso é que algum abrasivo seja usado, fazendo com que o couro se estrague, principalmente porque ele fica ressecado.

Nem todo mundo se recorda de que o couro nada mais é do que um tipo de pele, ou seja, ele não pode ressecar. Para evitar isso, a indústria costuma aplicar alguns óleos específicos e os abrasivos têm a capacidade de retirá-los.

É por causa disso que a recomendação é que nunca se use qualquer produto que não seja neutro para limpar o couro.

Além disso, nada que seja muito duro pode ser usado na sua escovação: se for um sapato ou uma bolsa, a escovação tem de ser com escovas macias.

Voltando aos panos, ressalta-se que os confeccionados em tecido sintético também podem causar o ressecamento do couro. Assim, mais um motivo para usar os panos de algodão.

Como fazer para o couro ficar sempre bonito

É claro que, além de fazer a limpeza do couro, as pessoas também têm interesse em saber como ele pode ser preservado.

Considerando que as coisas de couro costumam ser mais caras, é lógico que se deve conhecer formas de impedir que ele se deteriore e aqui estão algumas:

1. Hidratar com regularidade

Pode parecer surpreendente para quem tem produtos de couro, mas hidratá-los é indispensável para a sua longa vida útil.

A razão é o que já foi mencionado aqui há pouco: ele é uma pele. Portanto, é importante que a sua quantidade de óleos naturais seja reposta e isso ocorre pela hidratação.

É possível comprar hidratantes que são especialmente criados para os materiais de couro, podendo ser usados em todas as peças. Porém, quem não encontra esses hidratantes pode usar os cremes humanos mesmo.

Deve-se ressaltar que a quantidade de creme usada nas peças de couro precisa ser baixa e que se recomenda que a aplicação seja semestral.

2. Usar sacos respiráveis

Muitas vezes, quando as pessoas compram peças de couro, elas recebem sacos respiráveis que devem ser usados para o seu armazenamento.

A ideia desses sacos é impedir que a peça de couro fique empoeirada, o que costuma dificultar a sua limpeza. No entanto, existe outra razão para usá-los: é que eles protegem, mas sem abafar o couro.

3. Não dobrar

Quando se trata de jaquetas ou de calças de couro, o ideal é que essas peças não sejam dobradas. Afinal, conforme as dobras acontecem, é possível que o couro vá se desgastando.

A recomendação é que se coloque essas peças em cabides, o que vai deixá-las “retas” e evitar que haja algum vinco.

De quanto em quanto tempo limpar?

Há uma grande dúvida com relação à frequência para a limpeza das peças. A recomendação é que se faça uma aplicação do sabão neutro uma vez por mês, lembrando que se deve usar o bicarbonato para couros mais claros.

Contudo, tratando-se de sapatos e de roupas, elas sempre têm de ser colocadas ao sol a cada uso, sendo deixadas lá por algumas horas antes de irem para o armário.

E o couro sintético?

O couro sintético não demanda tantos cuidados como o couro original, sendo possível fazer a sua lavagem na máquina. Mesmo assim, para evitar danos, recomenda-se que se use o ciclo para roupas delicadas. Além disso, o ideal é que a lavagem seja feita com água fria.

Da mesma forma que o couro original, não se indica usar qualquer tipo de abrasivo, incluindo as secadoras de roupas.

E você? Sabe de mais alguma dica para deixar as peças de couro sempre limpas? Não deixe de comentar abaixo e de compartilhar este artigo com os seus amigos!

Deixe um comentário