A pandemia nos mostrou ser possível um novo modelo de vida, já que fazer boa parte das atividades em casa para conter o avanço do vírus tem sido uma necessidade. Entretanto, o isolamento social tem impulsionado a (re)descoberta de hobbies acessíveis, como cozinhar ou costurar, por exemplo.
Seja por uma questão de saúde e bem-estar ou para ajudar a passar o tempo, algumas pessoas têm aproveitado esse tempo maior em suas residências para adquirir ou desenvolver habilidades.
Nesse sentido, basta uma rápida pesquisa no Google Trends para verificar que, a partir do início da quarentena, as pessoas começaram a pesquisar mais sobre assuntos como “cozinhar”, “exercícios para fazer em casa” e “ioga”.
Vale dizer que o desenvolvimento de hobbies é um forte aliado contra a depressão. Um estudo da University College London defende que ter hobbies pode reduzir ou impedir os sintomas da doença em até 30%.
Além disso, alguns especialistas defendem que ter um hobby é algo imprescindível para quem tem ansiedade, visto que os hobbies funcionam como “válvulas de escape” para os sintomas dos ansiosos.
Diante também dos benefícios relacionados à adoção de hobbies, fizemos uma lista com 6 hobbies acessíveis que você pode começar a praticar imediatamente, sem sair de casa. Confira!
Você verá nesse conteúdo:
1 – Ioga, ginástica e outros exercícios domésticos
Uma vez que se exercitar é uma necessidade para a manter os cuidados com o corpo e a saúde, algumas pessoas têm preferido se exercitar em casa durante a pandemia.
Assim, adquirir seus próprios equipamentos de academia (como esteiras, bicicletas ergométricas, halteres e cordas) é uma boa opção para se manter em forma neste momento. De quebra, você ainda economiza na mensalidade da academia, sem precisar revezar equipamentos!
Outra pedida nessa perspectiva é o ioga. Essa prática milenar que une consciência corporal, controle de movimentos e meditação, entre outros atrativos, pode ser praticada em qualquer lugar.
Atualmente, com vários aplicativos (como o Down Dog), e canais de YouTube que ensinam como praticar ioga em casa, você não tem mais motivos para não se aventurar nesse hobby maravilhoso.
Por isso, uma dica legal é usar um tapete para ioga a fim de dar mais estabilidade na execução dos movimentos da prática.
2 – Decorar a casa
Dar aquele “tapa no visual” da sua residência é outra atividade que tem crescido em meio à pandemia, o que é natural! Afinal, por estarmos mais tempo em casa, acabamos querendo valorizar ou tornar mais agradável o espaço onde estamos.
Então, por que não aproveitar este momento para tornar a sua sala mais aconchegante ou melhorar a decoração do seu quarto, respeitando as medidas do ambiente?
Ou que tal pesquisar novas tendências e compor ambientes mais rústicos, industriais ou retrôs na sua casa, com móveis mais atuais? As possibilidades são infinitas!
3 – Exercitar a arte das panelas
Cozinhar a própria comida, além de ser uma forma de se alimentar de maneira mais saudável, pode ser um ato terapêutico. Criar e executar receitas para você e a sua família, neste momento de maior isolamento, é um modo de se distrair e aprender uma atividade, que pode inclusive se transformar em negócio.
Então, aproveita esse tempo maior em casa para se familiarizar ou mesmo atualizar os seus eletrodomésticos, eletroportáteis e utilidades domésticas.
Que tal tirar o livro de receitas da vovó do fundo da gaveta ou dar uma sacada nas dezenas de canais, sites e aplicativos disponíveis na internet que ensinam pratos incríveis, como o Tastemade?
Quem sabe dessa empreitada pelas panelas e temperos, você não descobre um novo talento e acaba empreendendo nesse sentido? Como já dizia o chef francês Claude Troisgros, do Mestre do Sabor: ça marche!.
Conclusão
Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e aproveite as dicas de hobbies, que você pode desenvolver desde já. Aprender ou aperfeiçoar uma habilidade nos ajuda a evoluirmos, a melhorar a nossa saúde física e mental, além de nos ajudar a enfrentar esse tempo de pouca socialização de forma mais saudável.
Continue com a gente e confira outros conteúdos sobre decoração, dicas para casa, informações sobre saúde e bem-estar, entre outros tópicos relacionados, no blog 🙂
