Ah, o apartamento antigo! Ele carrega consigo memórias de família, histórias sussurradas pelas paredes e aquele aconchego único. Mas, com o passar do tempo, é natural que ele peça um up, uma reforma para trazer de volta o brilho e a funcionalidade. E, é comum que uma reforma de apartamento antigo cause muitas dúvidas. Questões como o que realmente precisa ser feito, quanto custa e por onde começar a reforma do apartamento são bastante frequentes, e para te ajudar a solucionar todas elas, separamos algumas dicas sobre reformas em apartamentos antigos. Confira!
Você verá nesse conteúdo:
Por onde começar a reforma de apartamento antigo?
Pode ser que você já saiba que seu antigo apartamento precisa de uma reforma, seja ela por estética ou por problemas “com a idade” do apartamento, mas talvez o que você não saiba é por onde começar essa reforma.
Quando o apartamento já tiver alguns bons anos, o ideal é que o primeiro passo seja chamar um profissional para dar uma conferida mais a fundo nas instalações elétricas, hidráulicas e nas tubulações de gás para saber se está tudo funcionando bem e se não há nenhum risco. Se houver problemas de infiltração, canos corroídos ou muito velhos e fiações muito antigas, o melhor é começar por aí.
Modernizando o apartamento antigo
Os apartamentos antigos também apresentam alguns fatores bem próprios das edificações de longa data. Além de serem mais espaçosos do que os novos apartamentos, também costumam ser mais fechados e escuros. Isso porque na época em que foram construídos se prezava muito a privacidade, e por isso ambientes integrados e abertos não eram comuns.
Por essa razão, se a sua ideia é dar uma repaginada no apartamento e torná-lo moderno, mais amplo e bem iluminado, prepare-se para o quebra-quebra. Apesar de dar trabalho, integrar espaços ajuda a modernizar o ambiente e elimina aquele visual de “velho”, dando um ar superinteressante de loft ao apartamento.
Além disso, a reforma de apartamento antigo também pode incluir a troca de rodapés, piso, janelas e portas, que podem motivadas ser tanto por uma questão estética quanto pela funcionalidade. Vale lembrar que todas essas reformas e muitas outras, salvo a colocação de gesso, pastilhas e pintura, devem contar com um laudo técnico assinado por um profissional especializado e tambem com o aval do síndico do prédio.
Dicas valiosas para sua reforma
Toda reforma gera um certo transtorno, mas com boas dicas e um bom planejamento, você pode minimizar a bagunça e a dor de cabeça.
Converse com seu time e estabeleça prazos
Mantenha uma comunicação aberta com o arquiteto, construtor ou a equipe que vai executar a obra. Estabeleça prazos realistas para cada etapa e peça atualizações frequentes sobre o andamento da reforma.
Tenha um plano B para imprevistos
Acontece! Imprevistos durante a reforma são comuns. Por isso, tenha sempre um plano B e uma reserva financeira para lidar com situações inesperadas.
Proteja seus móveis e pertences
Antes do início da obra, retire todos os móveis soltos do apartamento. Para os móveis que precisam ficar, como armários embutidos, cubra-os com plástico reforçado para protegê-los da poeira e do gesso.
Mantenha a comunicação com a vizinhança
Avise o síndico e os vizinhos sobre a reforma com antecedência. Informe o cronograma da obra, principalmente no que diz respeito a barulhos mais intensos, como demolição. Gentileza gera gentileza!
Gostou das dicas sobre reforma de apartamento antigo?
Sua reforma de apartamento antigo está prestes a começar! Imagine a emoção de transformar cada cômodo em um espaço acolhedor e cheio de personalidade, onde memórias antigas se entrelaçam com sonhos futuros. Pode parecer complexa, mas com um bom planejamento e o time certo ao seu lado, o processo da reforma se torna tranquilo e o resultado final é extremamente gratificante!
Lembre-se: a reforma do seu apartamento antigo é uma jornada única e emocionante. Aproveite cada etapa do processo, faça suas próprias escolhas e crie um lar que seja a sua cara.
Se você gosta de decoração com móveis antigos, não deixe de conferir nosso conteúdo, também!
